quarta-feira, 25 de março de 2009

Campanha Circo Solidário - "ajudando a ajudar" o Dispensário dos Pobres da Imaculada Conceição.

Os donativos recolhidos durante a campanha Circo Solidário, de fevereiro a março, no campus I da Facha, angariaram bons resultados para a casa da Tia Edith, bem como, para as pessoas atendidas pelo Dispensário dos Pobres da Imaculada Conceição.

Segundo a Irmã Arlete Martins Gualberto, que nos recebeu atenciosamente, o Colégio da Imaculada Conceição, onde está inserido o dispensário; é dirigido por Irmãs da Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, fundado em 1633, na França, por São Vicente de Paulo e Santa Luíza de Marillac para "servir o pobre, com humildade, simplicidade, caridade, quer nas obras que lhe são diretamente dedicadas ou em outras onde possam despertar multiplicadores da ação vicentina". O colégio foi fundado no Brasil em 08 de dezembro de 1854, a pedido da Imperador D. Pedro II.

Ainda segundo as informações fornecidas pela Irmã Arlete, o dispensário além de distribuir roupas e calçados, fornece diariamente banho e almoço, além de oferecer às quartas-feiras atendimento social, atendendo desta forma, cerca de duzentos moradores de rua. Faz-se nessa instituição também, com o apoio dos padres vicentinos, a distribuição mensal de cestas básicas, e um lanche, para mais de cinquenta pessoas moradoras do bairro de Botafogo.

Desta forma, as roupas que foram recebidas durante a campanha (setenta peças para adultos e trinta e quatro peças infantis), foram muito bem acolhidas pelas Irmãs do dispensário; e segundo a Irmã Florentina, assitente social da instituição e que trabalha no local há 26 anos, considera que são "iniciativas como essa, que moldam o verdadeiro caráter cidadão, tão em falta nos dias de hoje".

Que possamos dar continuidade a tal campanha, buscando não só consolidar os laços com instituições relevantes como o dispensário e a Casa da Tia Edith , mas também ampliar tal inicativa para os demais campi da Facha (R.Sorocaba, em Botafogo e no Méier); fazendo-nos canais úteis no bom desempenho do serviço social.

(alunos que participaram da entrega, ao centro a Irmã Arlete)
Divulgação - Emerson Menezes.

4 comentários:

Nara Boechat disse...

Isso aí! Mais campanhas já!!

Alexandre Sobral R. Horta disse...

Concordo com a Nara!

Sempre tive interesse em conhecer o dispensário, lembro-me de uma vez quando cheguei com alguns alimento para doar a eles, mas infelizmente, ninguém atendia a porta!

Eu ainda irei visitá-los pessoalmente!

Abraço

Circo Industrial disse...

Alexandre, digo mais, visite conosco! Vamos fortalecer este movimento! =]

Abs Aruan

Flávia disse...

Acredito que se as pessoas deixassem de pensar só em si mesmo e passar a enxergar o próximo talvez a esperança de um Brasil melhor não fosse descartada. Porém, como isso é muito difícil de acontecer, muitos esperam por "uma, ou duas" pessoas que se comovem e ajudam.
Imagino o tamanho da divulgação da campanha feita pelo Circo perante os alunos da faculdade. Mas para uma faculdade grande, e com mais de mil alunos, deveria ter arrecadado no mínimo 500 peças de roupas. Infelizmente não se comoveram. E isso é triste! Quem sabe da próxima o coração da metade dos alunos sejam tocados. E em vez de ta se preocupando com moda, deveria se preocupar com quem apenas clama por uma roupa simples, sem brilhos, sem etiquetas...
Me lembro que quando criança tinha no colégio as arrecadações de alimentos, roupas, brinquedos na época de Natal, era uma alegria só, porque mesmo crianças a gente sabia que aquilo iria fazer uma pessoa que realmente precisava feliz.
É triste, mas nosso Governo pouco se interessa por isso. E cabe a nós pelo menos tentar ajudar.

Espero que da próxima Campanha juntem muitas peças de roupas.