sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A insatisfação que precede mudanças.


"O homem é uma corda, atada entre

o animal e o além-do-homem -

uma corda sobre um abismo."

(Nietzsche)


Desejar e almejar são dois verbos bem característicos aos seres humanos. É próprio do homem querer modificar o status quo que o circunda, para com isso, obter mais garantias, satisfações, conforto e condições favoráveis ao seu pleno desenvolvimento. É normal. É salutar.

Contudo, muitas vezes nos deparamos com ambientes hostis que são cristalizados em sua dificuldade de modificar-se, tornando-se, portanto, pouco reativos.

E assim, insatisfeitos, seguimos muitas vezes e mudos, alquebrados, enfraquecidos, mas sobretudo solitários, pois as nossas insatisfações não são trocadas e sendo desta forma; desconhecemos que o outro que caminha ao meu lado, também pode estar padecendo das mesmas questões e dificuldades.

Mas trocar também é um verbo que evidencia a espécie humana. Faz com que se enxergue o outro e com ele, a possibilidade da troca, do compartilhar.

Percebemos assim, que os ambientes hostis podem ser comuns - a rua, o Estado, o trabalho, a escola, a faculdade e por aí vai, numa lista enorme de instituições que muitas das vezes, deslocam-se de sua função primeira; tornando-se intolerantes, intransigentes e sobre tudo, pouco abertas ao diálogo.

Soma-se a tudo isso, evidentemente, o fato de nós mesmos sermos seres em contínua mutação, o que faz com que cada dia seja um dia novo e com novos caminhos a percorrer e descobrir.

Quando se descobre um caminho novo do lado de um amigo, tudo fica mais fácil e palatável de ser vivido. A viagem quando em companhia agradável não é mais rápida?!

E se juntos, num colegiado, onde todos trocam com semelhantes pesos e medidas, pudéssemos identificar o que nos aflige em comum (senão a todos - pelo certo a muitos), e assim, possamos propor mudanças? Afinal, não cabe aos insatisfeitos a busca pelo renovo?

Então venha e junte-se a nós nessa árdua travessia pela corda bamba. Deixe seu comentário. Opine. Reclame. Seja um agente catalizador. Revele-se! Renove-se!

Afinal, a mudança só é catapultada pelos insatisfeitos.

Emerson Menezes.

4 comentários:

Alexandre Sobral R. Horta disse...

Na faculdade deveríamos reunir os maiores insatisfeitos de nossa geração, porém, todos parecem demais conformados...

Circo Industrial disse...

Oi Alexandre!
Bom o teu retorno! Super construtivo!
Olha, não concordo contigo sobre "todos" parecerem conformados, pois faço parte de um grupo de pessoas, que como você (pelo que parece), acham que o mundo pode ser outro sim. Nós desse grupo, acreditamos sim, que o compartilhar faz parte do humano; independente, desses desesperados tempos atuais, onde o fútil, volátil e insípido reinam.
Mas concordo contigo em gênero, número e grau, quando você fala que "deveríamos" nos reunir. Concordo e faço voto.
Então é isso aí; e esse teu posicionamento já nos dá um bom indício, que todo esse papo está apenas começando...
Espero te encontrar em breve no Pátio da Muniz Barreto, pra um bate-papo na real. Se tu fores de outro campus, avisa-me que vou conversar contigo.
Abraço grande!
Emerson Menezes (quinto período de Jornalismo)

Adriano Araújo disse...

Que a insatisfação torne-se AÇÃO, para que possamos viver num mundo sem comodismo e de hipocrisia da preocupação que não há!

Sensacional Emerson!!!!

Circo Industrial disse...

O poder de modificar e transformar coisas antigas em novas, é uma obrigação da nossa geração, valorizando ao atos corretos do passado, mas sem cair nas armadilhas da História e da hipocrisia que reina em todos os pólos do conhecimento; governos corruptos, sentinelas políticos e censores culturais; religiões fajutas e falsos filósofos do saber, manipuladores da fé e da verdade; falsos cientistas, que afirmam verdades sem as devidas provas; ou hipócritas, sempre vulgares onde vão.
Afinal, é preciso viver... e para isso, hei que convocamos todos para contestar, e analisar a ética correspondente aos dias atuais, heis que juntos faremos algo novo, algo belo de se admirar.
Agradeço todos que aqui, juntos, celebram a oportunidade de debater; e criar; dentro do possível, coisas que acrescentem no nosso dia-a-dia.
Sem saudosismo, ou falsas crenças de rebeldia, somos capazes de ver, sentir, escolher, e fazer o bem, então juntos, vamos caminhando em direção ao futuro, mas com a certeza de que, não deixaremos que manipulem a verdade, e a usem contra a humanidade.

Bruno Panetti(sexto período de Publicidade e Propaganda)