O Seminário Nacional de Economia da Cultura e Extensão Universitária é uma iniciativa do Ministério da Cultura por meio do Programa de Extensão Universitária (Proext Cultura), do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) e da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes / MTE), em parceria com a UFRJ e com o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão (Forproex).
O Seminário debaterá as possibilidades de atuação das universidades no fomento a economia da cultura. Os temas centrais do encontro serão:
- Democratização do acesso a produção e a fruição culturais.
- Sustentabilidade de grupos de cultura
- Profissionalização e capacitação do profissional da área de cultura
- Gestão de equipamentos culturais
O encontro reunirá gestores, acadêmicos, produtores culturais, artistas e integrantes de projetos de extensão com interface em economia da cultura. Serão discutidas políticas públicas de fomento ao setor e o papel da universidade na qualificação e ampliação de suas atividades.
O evento contará com mesas em que serão debatidas as propostas políticas para a área, e com oficinas temáticas em que serão relatadas iniciativas e práticas com espaço para participação do público.
Data: 18 e 19 de Novembro de 2009
Programação: 18/11 – 10h – Mesa redonda
“A universidade e a economia da cultura”
Mesa que discutirá as possibilidades de atuação da universidade no desenvolvimento de projetos que fomentem a economia da cultura. Os temas abordados serão a formação de gestores e profissionais da área de cultura, a democratização da produção cultural, a gestão de espaços culturais e a sustentabilidade da produção cultural.
18/11 – 14h – Oficina temática
“Democratização do acesso à produção e à fruição culturais”
Oficina que terá a participação de projetos de rádios comunitárias, cineclubes e museus abertos a comunidade. Têm por objetivo debater a extensão universitária e as possibilidades de produção cultural e de disponibilização de bens culturais as comunidades externas.
18/11 – 14h – Oficina temática
“Incubação de grupos de cultura”
Oficina que apresentará experiências de empreendimentos produtivos ligados a coletivos de artistas e grupos detentores de saberes tradicionais (artesãos, quilombolas, etc.), apoiados por projetos ou programas de extensão universitária.
18/11 – 16h – Mesa redonda
“Economia da Cultura: políticas públicas e modelos de financiamento”
Mesa que discutirá políticas públicas ligadas às universidades que fomentem iniciativas no campo da economia da cultura.
18/11 – 19h – Diálogo
“A moda como experiência de produção cultural.”
18/11 – 21:30h – Atividade cultural
Segundo dia:
19/11 – 10h – Oficina temática
“Gestão de equipamentos culturais”
Oficina que apresentará experiências de participação da universidade na gestão de espaços culturais.
19/11 – 10h – Oficina temática
“Redes e coletivos de cultura”
Oficina que mostrará experiências de redes e coletivos, de artistas e produtores culturais. Tem como tema a cooperação e a sustentabilidade da produção cultural independente.
19/11 – 14h – Mesa redonda
“Formação de gestores e profissionais da área da cultura “
Mesa que tem por objetivo discutir projetos e experiências voltados à formação e a profissionalização do campo da cultura, e o papel da universidade.
19/11 – 16h – Debate de encerramento
Espaço aberto apresentação de resultados do encontro
18h – Atividade cultural de encerramento