terça-feira, 12 de maio de 2009

Divulgação - A História da Filosofia em 40 filmes

CAIXA Cultural e Oscar Iskin

Apresentam



A História da Filosofia em 40 filmes

Mostra cinematográfica abre espaço para reflexão sobre Cinema e Filosofia


A CAIXA Cultural Rio e a Oscar Iskin apresentam, a partir de 16 de maio, ‘A História da Filosofia em 40 Filmes’, realização da Lavoro Produções. Com curadoria de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, a mostra-curso põe em pauta temas filosóficos fundamentais e promove o diálogo de cineastas, como Bergman, Fellini, Glauber, Wenders, Kurosawa, Kubrick, Visconti e Godard, com importantes pensadores, entre eles Platão, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Benjamin, Heidegger, Sartre e Foucault. A entrada é franca.


Organizado em dez módulos temáticos – “O que é a filosofia?”, “Questões estéticas”, “Mito e Tragédia”, “O Existencialismo”, ”O amor em fuga”, “Morte e Finitude”, “História e Violência”, “O Fascismo hoje”, “Cinema e Revolução” e “O cinema nacional e a interpretação do Brasil” –, a mostra/curso ‘A História da Filosofia em 40 Filmes’ faz refletir sobre diferentes disciplinas filosóficas, tais como a metafísica, a epistemologia, a ética, a política e a estética.


O curso será realizado de maio de 2009 a fevereiro de 2010, sempre aos sábados, totalizando 40 aulas. Ao final da exibição de cada filme, Alexandre Costa e Patrick Pessoa vão proferir uma palestra sobre o teor filosófico do filme apresentado.


Abrindo o evento, nos dias 16, 23 e 30 de maio e 06 de junho, a reflexão sobre “O Que é a Filosofia?” pretende apresentar de forma clara o conceito de filosofia que deverá nortear a análise de todos os filmes propostos. Serão exibidos os filmes Rashomon, de Akira Kurosawa, Persona, de Ingmar Bergman, Stalker, de Andrei Tarkovsky, e Blow-up, de Michelangelo Antonioni.


No mês de junho e na primeira semana de julho, em “Questões Estéticas”, será colocada em discussão a origem e o caráter do Belo na Arte, com base nos filmes Morte em Veneza, de Luchino Visconti, Oito e meio, de Federico Fellini, Cidade dos Sonhos, de David Lynch, e Asas do Desejo, de Wim Wenders.


No módulo “Mito e Tragédia”, os filmes possibilitam considerar as origens da filosofia e sua distinção frente à antiga tradição poética grega, caracterizando, assim, no que se diferenciam a linguagens mitopoética e a lógico-filosófica. As obras apresentadas também servirão de base para a discussão sobre as variações históricas do trágico, tornando possível evidenciar as diferenças entre as tragédias antiga, moderna e contemporânea. Esse módulo, que vai de julho ao início de agosto, apresentará Medéia, de Pier Paolo Pasolini, Oldboy, de Chan-wook Park, Ladrões de bicicleta, de Vittorio De Sica, e Crimes e Pecados, de Woody Allen.


De agosto a setembro, “O Existencialismo” abordará as principais questões levantadas por este movimento, com ênfase nas obras de Sartre e Camus, a partir dos filmes A doce vida, de Federico Fellini, Estranhos no paraíso, de Jim Jarmusch, Acossado, de Jean-Luc Godard, e As coisas simples da vida, de Edward Yang.


“Amor em fuga” e “Morte e Finitude perfazem um binômio que aborda os temas humanos mais decisivos, o amor e a morte, discutindo até que ponto as contribuições dos filósofos da tradição ainda servem para dar algum sentido à existência dos homens contemporâneos. De setembro a outubro, o público vai conferir clássicos como A janela indiscreta, de Alfred Hitchcock, O último metrô, de François Truffaut, Ricardo III, de Al Pacino, e Dogville, de Lars von Trier, entre outros.


Em novembro “Fascismo Hoje”, que apresentará filmes como Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick, e M, o vampiro de Düsseldorf, de Fritz Lang, vai destrinchar as características deste movimento e dos ideais totalitários surgidos após a Primeira Guerra Mundial. Já em dezembro, em “Cinema e Revolução”, filmes como O Anjo exterminador, de Luis Buñuel, e O homem sem passado, de Aki Kaurismaki, vão apresentar a relação entre cinema e revolução, analisando as obras sob três prismas: o das revoluções bem sucedidas ou fracassadas, o das possíveis e o das invisíveis. Paralelamente a esse debate sobre como o cinema tratou o tema “revolução”, será discutido por que o cinema é a ferramenta mais revolucionária das artes do século XX.


Abrindo o ano de 2010, a cinematografia brasileira será posta em pauta no módulo “O Cinema Nacional e a Interpretação do Brasil”. Em um país sem grande tradição na produção de obras filosóficas, os grandes filósofos são Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Glauber Rocha, Leon Hirszman. Partindo dessa convicção, os filmes selecionados para esse módulo apresentam um panorama do melhor da produção filosófico-cinematográfica nacional. Fazem parte da filmografia desse módulo clássicos como Deus e o diabo na terra do sol, de Glauber Rocha, e Brás Cubas, de Julio Bressane.


Alexandre Costa, curador da mostra, esclarece que “a seleção dos filmes foi norteada por dois critérios dificilmente separáveis: o primeiro, filosófico; o segundo, estético. Visando a contemplar um público não necessariamente familiarizado com o tipo de reflexão filosófica característica dos meios acadêmicos, optou-se sempre por filmes que formulassem com clareza as questões filosóficas que servem de fio condutor a cada um dos módulos”.


“É importante frisar, no entanto, que não tratamos o cinema como um meio, um veículo destinado à mera ilustração de idéias e conceitos filosóficos, mas como uma linguagem artística autônoma. Desse modo, os quarenta filmes selecionados para este projeto reafirmam o seu valor estético na justa medida em que resistem à sua instrumentalização, seduzindo-nos com uma linguagem que diz sempre muito mais (ou muito menos) do que a linguagem conceitual”, complementa Patrick Pessoa.


A mostra-curso ‘A história da filosofia em 40 filmes’ foi aprovada pelo edital 2008 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural e ficará em cartaz todo os sábados entre 16 de maio de 2009 e 28 de fevereiro de 2010. Confira a programação completa no serviço.


SERVIÇO

Mostra-curso: A HISTÓRIA DA FILOSOFIA EM 40 FILMES

Curadores/palestrantes: Alexandre Costa e Patrick Pessoa

Realização: Lavoro Produções – www.lavoroproducoes.com.br

Local: CAIXA Cultural RJ – Cinema 2

Temporada: de 16 de maio 2009 a 28 de fevereiro de 2010 (sempre aos sábados)

Horário: das 10h30min às 14h

Sessões seguidas de palestras

Classificação: confira a classificação de cada filme na programação

ENTRADA FRANCA(senhas a partir das 10h, por ordem de chegada)

Capacidade: 85 lugares

Acesso para cadeirantes

Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural


PROGRAMAÇÃO

Horário: 10h30 às 14h (filme seguido de palestra)


MODULO 1 – o que é a filosofia?

16/05/09 Rashomon | Akira Kurosawa - Livre

23/05/09 Persona | Ingmar Bergman – 14 anos

30/05/09 Stalker | Andrei Tarkovsky - Livre

06/06/09 Blow-up | Michelangelo Antonioni – 16 anos


MODULO II - questões estéticas

13/06/09 Morte em Veneza | Luchino Visconti – 16 anos

20/06/09 Oito e meio | Federico Fellini – Livre

27/06/09 Cidade dos sonhos | David Lynch – 16 anos

04/07/09 Asas do desejo | Wim Wenders – Livre


MÓDULO III - mito e tragédia

11/07/09 Medéia | Pier Paolo Pasolini – 12 anos

18/07/09 Oldboy | Chan-wook Park - 18 anos

25/07/09 Ladrões de bicicleta | Vittorio De Sica – Livre

01/08/09 Crimes e pecados | Woody Allen – 12 anos


MÓDULO IV - o existencialismo

08/08/09 A doce vida | Federico Fellini – 14 anos

15/08/09 Estranhos no paraíso | Jim Jarmusch – 12 anos

22/08/09 Acossado | Jean-Luc Godard – 12 anos

29/08/09 As coisas simples da vida | Edward Yang – 14 anos


MÓDULO V - o amor em fuga

05/09/09 Aurora | F. W. Murnau – Livre

12/09/09 Janela indiscreta | Alfred Hitchcock – 12 anos

19/09/09 Todas as mulheres do mundo /Domingos de Oliveira – 14 anos

26/09/09 O último metrô | François Truffaut – 14 anos


MÓDULO VI - morte e finitude

03/10/09 Nosferatu, o vampiro da noite | Werner Herzog – 16 anos

10/10/09 Hiroshima meu amor | Alain Resnais – 14 anos

17/10/09 Paris, Texas | Wim Wenders – 12 anos

24/10/09 O sétimo selo | Ingmar Bergman - Livre


MÓDULO VII - história e violência

31/10/09 Ricardo III | Al Pacino – 14 anos

07/11/09 Macbeth | Roman Polanski – 12 anos

14/11/09 Dogville | Lars von Trier – 16 anos

21/11/09 Marcas da violência | David Cronenberg – 18 anos


MÓDULO VIII - o fascismo hoje

28/11/09 M, o vampiro de Düsseldorf | Frizt Lang – 18 anos

05/12/09 Taxi Driver | Martin Scorsese – 14 anos

12/12/09 Apocalypse now | Francis Ford Coppola – 16 anos

19/12/09 Laranja mecânica | Stanley Kubrick – 18 anos


MÓDULO IX - cinema e revolução

09/01/10 O anjo exterminador | Luis Buñuel – 14 anos

16/01/10 O encouraçado Potemkin | Sergei Eisenstein – Livre

23/01/10 O homem sem passado | Aki Kaurismaki - 14 anos

30/01/10 Nós que nos amávamos tanto | Ettora Scola – 14 anos


MÓDULO X - o cinema nacional e a interpretação do Brasil

06/02/10 São Bernardo | Leon Hirszman – 10 anos

20/02./10 Deus e o diabo na terra do sol | Glauber Rocha – 14 anos

27/02/10 Brás Cubas | Julio Bressane – 12 anos

28/02/10 Macunaíma | Joaquim Pedro de Andrade – 12 anos


Divulgação: Assessoria de Imprensa - Caixa Econômica Federal
CAIXA Cultural - Rio de Janeiro/RJ - www.caixa.gov.br/caixacultural

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