sexta-feira, 3 de abril de 2009

Biblioteca Viva procura voluntários


O Instituto Fernandes Figueira, no Flamengo, está recrutando voluntários para participarem do Projeto Biblioteca Viva. O Instituto, Unidade Técnino-científica da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), aderiu há 8 anos à esta iniciativa e já sente grande melhora nos pacientes, tendo a literatura como sua principal aliada.

Criado em 2001, numa parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Abrinq e Citibank, o projeto Biblioteca Viva em Hospitais objetiva humanizar a permanência das crianças no hospital, através da leitura de histórias, promovendo um espaço de vitalidade e de desenvolvimento da saúde psíquica e estimulando a criatividade e organização do pensamento das crianças internadas ou em atendimento ambulatorial.

Os espaços de leitura são compostos por livros de literatura infantil e juvenil, com a mediação de leitura para bebês, crianças, jovens e seus acompanhantes. Nos ambulatórios, são estendidos tapetes emborrachados e almofadas coloridas, onde ocorre a leitura a partir da escolha da criança. Nas enfermarias, os livros são levados até a criança e seu acompanhante no leito, respeitando as restrições de contato e cuidados especiais.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Sala de Leitura (2º andar do Prédio Hospitalar), nas enfermarias de Pediatria, Cirurgia e Doenças Infecto-Parasitárias (DIP), na UTI Neonatal, Unidade de Pacientes Graves (UPG), na Unidade Intermediária (UI), e nos ambulatórios.

Para ser voluntário é preciso gostar de crianças e de leitura, assumir compromisso de ler para elas uma vez por semana, durante duas horas, e frequentar uma reunião mensal. Os interessados devem procurar a coordenação do projeto para participar da seleção e treinamento. A responsável pelo projeto é a pedagoga Maria Magdalena de Oliveira e o seu contato é 2554-1900 ou bibviva@iff.fiocruz.br. O Instituto Fernandes Figueira fica na Av. Rui Barbosa, 716, Flamengo.

Nenhum comentário: